![Preferias um BMW Série 3 ou um Škoda Octavia?](/static_assets/photos/cover-bmw-vs-skoda-384w.jpeg)
O revés da pergunta é que, um deles vem na versão base e o outro é do mais equipado que se pode encontrar. E o preço não seria uma questão, uma vez que ambos custam sensivelmente o mesmo.
Posto desta forma, estou convencido que muitos de vocês iriam eventualmente acabar por escolher o BMW Série 3. E não há nada de errado nisso! É uma questão de preferência. No fundo, esta pergunta poderia ser feita de outra forma um pouco mais genérica.
Preferias um carro premium de versão base ou um generalista topo de gama?
Sendo que neste caso, tal como em muitos outros que poderão existir, o valor é praticamente o mesmo, existindo uma diferença de apenas 1.000 € entre eles. Sendo que o topo de gama é o mais caro.
BMW Série 3 320i
Este BMW é a versão base do Série 3. Tem um motor com 2000 cc e 184 cv. E pesa 2070 kg. Na nossa escala de relação peso e potência teria um valor de 8%. O preço fica pelos 47.400 €.
Škoda Octavia RS 2.0 TSI DSG
O Škoda não é a versão mais cara, mas sim a penúltima dessa lista. Com um motor com 1400 cc e 245 cv. E pesa 2110 kg. Ficaria com pontuação de 11% na nossa escala. O preço, como disse anteriormente, é cerca de 1.000 € acima do BMW, ficando-se pelos 48.400 €.
Volto a perguntar: qual preferiam?
Pessoalmente, sou da equipa dos que preferiam o Škoda. Ainda que não tenha qualquer tipo de preferência por nenhuma das duas marcas, sinto que iria beneficiar de uma experiência melhor com o Škoda.
Como em qualquer outro mercado, também no mundo automóvel é difícil encontrar a fina linha que separa aquilo que um produto vale, daquilo que a marca quer que ele valha. As marcas premium sofrem todas elas um pouco deste paradigma. Ainda que qualquer uma delas garanta uma boa qualidade de construção, bons materiais e muita fiabilidade, nem sempre são a melhor opção. Especialmente tendo em conta os outros produtos a que podemos ter acesso com o mesmo orçamento.
Isto não significa que as marcas mais generalistas não possam também elas ter bons materiais ou ser tão ou mais fiáveis do que as premium. Simplesmente, pelo facto de terem que apelar a um público com menos capacidades financeiras, ainda que muito mais vasto, veem-se forçados a ser comedidos no valor que pedem por determinadas versões.
E tal como eu, olhando para estes dois modelos e, em especial para o preço, teria tendência para preferir o Škoda, muitos de vocês podem fazer o mesmo exercício e precisamente pela mesma razão acabar por preferir o BMW. Perfeitamente justo.