![Os carros da minha garagem. De sonho…](/static_assets/photos/garagem-de-sonho-384w.jpeg)
Qualquer entusiasta do mundo automóvel sonha com alguns carros na sua garagem. Talvez ao contrário da maioria, aqueles que imagino na minha têm um propósito bem delineado.
Aqueles que me conhecem pessoalmente sabem que eu tenho gostos muito particulares. No que à minha garagem de sonho diz respeito, isso revela-se na escolha de carros que a maior parte de vocês não escolheria para aquilo que seria a vossa garagem “de sonho”. Efetivamente nem todos os carros que escolhi seriam considerados carros de sonho. Mas todos eles têm o seu propósito para estarem nesta minha garagem, que por enquanto é apenas imaginada.
O carro do dia-a-dia
Claro que qualquer garagem funcional, independentemente de ser “de sonho” ou não, precisa de um carro para o dia-a-dia. O meu? Uma carrinha Volvo V60 na versão Cross Country. Por esta altura já não há-de ser novidade que eu sou adepto destas carrinhas de calças arregaçadas. Até existe um artigo na Semanticar dedicado a estas carrinhas.
Um carro para o dia-a-dia tem de ser versátil, tem de ter espaço suficiente para a família toda e tem de ser capaz de passar por uma ou outra estrada de terra batida sem grande problema. Não é que eu conduza frequentemente por estradas de terra batida, mas tenciono no futuro mudar a família para uma zona mais campestre, com mais natureza e possivelmente menos alcatrão.
O carro de trabalho
Ainda que a minha profissão envolva ficar sentado numa cadeira todo o santo dia a desenhar ou programar websites, a verdade é que há muitas outras coisas que gosto de fazer — onde claramente se encaixa escrever sobre o mundo automóvel.
Uma dessas coisas envolve transportar madeiras. Há algum tempo que gostava de me dedicar mais à carpintaria. Nada de sério. Algumas coisas úteis para a casa principalmente. Tenho um gosto muito particular por tábuas de cozinha, mas há muito mais em que gostaria de investir o meu tempo no que toca à carpintaria.
O carro ideal para esta tarefa? A Ford Ranger Raptor parece-me o ideal. Para além de ter uma zona de carga generosa, é totalmente isolada da cabine. Ideal para lavar a zona de carga sem preocupações de afetar a zona interior. Claro que continua a ter espaço para toda a família, porque… Nunca se sabe. E como é óbvio, é não só suficientemente interessante do ponto de vista da condução, como também é perfeitamente capaz de se aventurar em terrenos longe de estarem aptos para um carro de estrada. Faz tudo isso e ainda estampa um sorriso de orelha a orelha na cara de quem a conduz. Fórmula perfeita, na minha opinião.
O carro desportivo
Ok, este pode ser bastante controverso. E confesso que havia uma alternativa para este carro que talvez fosse mais facilmente aceite para esta “tarefa”. Vamos diretos à questão! O meu eleito é o Toyota GR Supra. A alternativa seria o Jaguar F-Type. Ambos são, na minha opinião, carros suficientemente discretos para poderem passar algo despercebidos por quem não souber o que são.
Para mim, o propósito deste carro seria bastante claro. Passear por estradas de montanha ao final do dia. Conduzir sem destino. Pelo puro prazer de condução. Seria portanto um carro que iria ver poucos passageiros.
O carro de passeio
Também conhecido como “o carro da reforma”. Este seria o carro usado para passeios mais longos. Uma viagem de fim de semana ao norte de Espanha? Um almoço no Alentejo seguido de uma viagem pelas planícies alentejanas? Sem problema! É carro para “papar quilómetros”. Mas há que fazer essas viagens em segurança, com conforto e entusiasmo suficiente. O meu escolhido seria o Mercedes-AMG GT R.
Claro que este é um carro para 2 pessoas. Portanto seria apenas para passeios com a “Maria” e não para a família toda. Algo que será cada vez mais raro, mas que ainda assim não irá desaparecer por completo. A parte boa é que tanto o AMG GT como o GR Supra, seriam permutáveis em alguns aspetos. Ambos são carros divertidos e ambos seriam capazes de fazer uma ou outra viagem. Mas confesso que o preferia fazer neste Mercedes.
Com isto tudo, convém relembrar que esta é uma garagem de sonho. Estamos a falar de uma garagem de valor a rondar os 350.000 €. Muita água há-de correr debaixo das pontes até esta garagem se tornar realidade. Mas gosto de acreditar que hei-de lá chegar um dia. E talvez quando essa altura chegar, novos eleitos terão aparecido. No entanto, neste momento, esta garagem de sonho preenchia-me perfeitamente bem as medidas!