![O standard de carregamento da Tesla está a ganhar adeptos](/static_assets/photos/photo-1572375180666-c23ef8bef639-384w.jpeg)
NACS é o standard de carregamento de carros elétricos da América do Norte desenvolvido pela Tesla. Depois da Ford e da GM terem adotado este standard, há mais quem o queira fazer.
Depois da Tesla ter criado a sua própria porta de carregamento que, naturalmente, é usada em todos os seus carros, em 2022 mudou de nome para NACS (North American Charging Standard). Mais do que isso, a Tesla disponibilizou este standard para ser usado por qualquer outro fabricante de carros elétricos.
Literalmente todos os outros fabricantes na América usam a porta CCS, mas a verdade é que, por lá, a Tesla vende mais carros do que qualquer outro fabricante, de longe. Esse factor, combinado com o facto de que a ficha NACS é de dimensões mais reduzidas do que a CCS, e também que a rede de carregamentos da Tesla é 60% maior do que a de CCS parece estar a ser suficiente para que outros fabricantes adotem este standard.
Depois da Ford e da General Motors — da qual fabricantes como Chevrolet, GMC, Cadillac e Buick fazem parte — terem anunciado que iriam adotar o standard NACS, agora também a Rivian anuncia que o irá adotar a partir de 2024.
Há ainda a possibilidade de aderirem a Hyundai e, talvez mais relevante em números, o grupo Stellantis.
Claro que na Europa e especificamente em Portugal o standard NACS não nos diz respeito. Por cá, usamos o Type 2 — também conhecido por “Mennekes” — assim como o CCS. No entanto, não seria mau de todo que os fabricantes se unissem no sentido de simplificar as infraestruturas e de maximizar as possibilidades de carregamento para quem conduz carros elétricos.
Esse é, aliás, um dos pontos que levanto no artigo em que falo sobre os fatores que rodeiam os carros elétricos.
Será que isto é apenas o início de um verdadeiro standard de carregamento?
Atualização
Desde a altura em que este artigo foi escrito ocorreram algumas mudanças. Agora também a Mercedes-Benz anunciou que irá passar a usar o standard NACS nos seus modelos a partir de 2025 e poderá ainda disponibilizar um adaptador para os modelos comprados em 2024.
De seguida, a Volvo e a irmã Polestar fizeram um anúncio semelhante em que afirmam que irão passar a adotar a porta de carregamento NACS nos seus modelos também a partir de 2025.
Em negociações estão ainda os grupos Hyundai, Stellantis e Volkswagen que seriam mais de 14 fabricantes se os grupos pretenderem extender a adoção da porta de carregamento NACS para todas a suas marcas.