Carregamento realmente rápido pode estar a chegar aos carros elétricos

Carregamento realmente rápido pode estar a chegar aos carros elétricos

Uma empresa do Reino Unido terá encontrado a “pólvora” dos tempos modernos: tecnologia que permitirá um carregamento total nos carros elétricos em tempo record e que poderá mudar a indústria automóvel.

Se há coisa que qualquer proprietário de um carro elétrico pode afirmar é que os carregamentos são lentos. Por muito rápidos que sejam, são lentos. Também é verdade que a fasquia estava altíssima quando comparada com os cerca de 2 minutos necessários para encher o depósito de combustível.

Não deixa de ser engraçado pensar que enquanto condutor de um carro com motor a combustão, raramente tenho o depósito acima dos 50%. Claro que quando me preparo para uma viagem fica mais próximo dos 100%. No dia-a-dia, quando acabo de meter gasolina, anda pelos 50–60%.

No entanto, enquanto proprietário de dispositivos eletrónicos, tendo a preferir que as suas baterias estejam mais próximas dos 80–90%. Há naturalmente uma mudança de paradigma a acontecer no mundo automóvel, que deverá ser acompanhada de uma mudança de abordagem por parte dos consumidores. Como em relação a qualquer outro assunto, uns vão estar adaptados mais cedo do que outros, por diversos motivos.

Para aqueles que preferem ter o “depósito” mais próximo dos 100%, há boas notícias.

A empresa Nyobolt anunciou na semana passada ter descoberto forma de fazer carregamentos rápidos — realmente rápidos — em segurança, e recorrentes em carros elétricos em nada mais do que 6 minutos!

Sejamos sinceros, muitas vezes demoramos mais do que 6 minutos apenas para pagar numa bomba de gasolina. Carregamentos com esta rapidez iriam facilitar em muito a utilização de um carro elétrico. E seria definitivamente menos um ponto contra os carros elétricos, uma vez que neste momento atestar um carro com motor a combustão é drasticamente mais rápido do que carregar um carro elétrico. Não há como contornar essa comodidade.

Não menos entusiasmante, é o carro desportivo que a Nyobolt criou, em parceria com a Callum, para demonstrar as capacidades desta nova tecnologia de baterias. Qualquer semelhança com o Lotus Elise não é pura coincidência, uma vez que ambos foram desenhados por Julian Thomson.

Ainda que a Nyobolt não tenha partilhado detalhes específicos sobre este carro, sabe-se que rondará os 1000 kg — em grande parte graças à carroçaria em fibra de carbono — e que terá uma bateria de 35 kWh. Para comparação, a primeira geração do Nissan Leaf pesava cerca de 1600 kg e tinha uma bateria de 30 kWh. Bateria essa que podia ser carregada até 80% através de carregamento rápido em cerca de 30 minutos. A palavra “rápido” ganha toda uma nova dimensão depois deste artigo.

Os testes feitos neste carro incluem mais de 2000 ciclos de carregamento rápido e alegadamente sem perda absolutamente nenhuma de capacidade.

A Nyobolt afirmou que, ainda que não tenham planos para produzir este carro desportivo, estão mais do que prontos para produzir as suas baterias em massa.